domingo, 1 de janeiro de 2012

PROJETOS

OBJETIVOS

Como professora na graduação de disciplinas que contêm em seu programa a coesão e a coerência textuais, tenho verificado que se por um lado existem fontes bibliográficas de qualidade para dar embasamento teórico as minhas aulas, como Ingedore Koch, Leonor Lopes Fávero, Luiz Antonio Marcuschi e outros, por outro lado existe a carência de um caderno de textos analisados e comentados sobre o assunto. Tenho observado, outrossim, que os alunos de graduação ficam confusos entre as várias terminologias existentes para nomear os mesmos tipos de coesão textual, quando poderiam encontrar a articulação das fontes bibliográficas em uma mesma obra, como também não encontram a seu dispor uma obra que, ao mesmo tempo, desse enfoque à teoria e à prática.

A finalidade deste trabalho, portanto, é uma pesquisa cujo trabalho final possa auxiliar os que se dedicam aos estudos da coesão textual, especificamente professores e alunos dos cursos de Letras e afins como Jornalismo.

Pretendo, portanto, escrever um trabalho que atenda aos seguintes tópicos:

  1. referenciar a origem da coesão e da coerência textuais
  2. apontar os vários teóricos que enfocam o assunto, notadamente, no Brasil
  3. estabelecer um diálogo entre esses teóricos
  4. sistematizar uma forma síntese para a análise dos textos, selecionada entre as já existentes
  5. analisar com comentários um córpus de, pelo menos, 20 textos
  6. publicar uma obra com os textos analisados

JUSTIFICATIVA

Tenho observado, outrossim, que os alunos de graduação ficam confusos entre as várias terminologias existentes para nomear os mesmos tipos de coesão textual

METODOLOGIA

Pretendo estabelecer um diálogo entre as várias obras sobre coesão e coerência textuais que circulam no meio acadêmico, destacando a terminologia que cada autor utiliza em seu trabalho.

A princípio, as obras em diálogo são as que seguem, porém ressalto que durante o desenvolvimento da pesquisa, outras poderão ser acrescentadas.

Em tempo, esta pesquisa não tem a intenção de inventariar juízos de valor ou críticas sobre as obras aqui citadas.

  1. Coesão e coerência textuais, de Leonor Lopes Fávero.

Fávero (1988) comenta em sua obra a gênese da coesão e da coerência textuais, a distinção entre elas e, principalmente, classifica a coesão textual em referencial, recorrencial e seqüencial.

  1. A coesão textual, de Ingedore Villaça Koch.

Koch (1989) também referencia as origens dos estudos sobre coesão e coerência textuais e sua classificação norteia-se em termos como frásticos, parafrásticos...

  1. O texto e a construção de sentidos, de Ingedore Villaça Koch.

  1. Lições de texto: leitura e redação, de José Luiz Fiorin e Francisco Platão Savioli.

Fiorin e Platão (data) buscam simplificar os aspectos de coesão textual em uma obra que tem o objetivo de atender o professor em sala de aula. Com terminologia simples, classifica a coesão textual em coesão por retomada ou antecipação e coesão seqüencial por conexão (operadores do discurso) e por seqüenciação (operadores do texto)

  1. A comunicação nos textos, de Norma Discini.

Discini (2005) em obra dedicada também ao professor em aula, retoma a classificação de Fiorin e Platão (data)

  1. Roteiro de redação: lendo e argumentando, de Antonio Carlos Viana (org.) et alii.

Os autores também escolheram um caminho para nomear os elementos coesivos, bastante inteligível a alunos de vários níveis de escolaridade, como: epítetos, nominalizações, repetição de uma palavra, um termo-síntese, pronomes, numerais, advérbios pronominais, elipse, repetição do nome próprio (ou parte dele), metonímia, associação – para a chamada coesão referencial, segundo Fávero; coesão por retomada, segundo Koch.

Um exemplo de análise de elementos coesivos, segundo a classificação e terminologia utilizadas por Discini (2005), que será um dos textos que farão parte do trabalho final.

TEXTO: “Deficientes lutam por inclusão social”

Uma caminhada pelas ruas centrais de Aracaju vai marcar o dia da Mobilização Nacional em Defesa dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência. A marcha é promovida pelo Conselho Municipal de Defesa das Pessoas Portadoras de Deficiência, Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju) e Setransp.

Os portadores de deficiência vão se concentrar na Praça Olímpio Campos, às 9 horas, no Centro da cidade. De lá, eles seguem até a Praça Fausto Cardoso, onde assistem à apresentação da dupla de repente “Vem, Vem do Nordeste”. Os artistas vão cantar a necessidade da implementação da Lei de Acessibilidade e da inclusão social, chamando a sociedade para a responsabilidade.

“Queremos relembrar que a Lei ainda não está em prática”, disse a conselheira municipal e representante da Funcaju, Nadja Guimarães. Segundo ela, o objetivo da caminhada é trazer à tina a necessidade de se respeitar e garantir os direitos dos portadores de deficiência.

A conselheira acentuou que a sociedade precisa se conscientizar de que os portadores de deficiência têm direitos que precisam ser respeitados. “Podemos dizer que eles são capazes”, disse Guimarães, ao se referir às vagas no mercado de trabalho ofertadas a eles, mas que nem sempre são preenchidas.

O administrador de empresas José Cláudio de Aragão é portador de deficiência motora, Cadeirante, ele disse que sofre com o preconceito e com as barreiras arquitetônicas. Ele citou como exemplo de barreira uma rampa de acesso que só tem a subida. Ela está localizada em frente ao terminal ônibus e ao estacionamento do Mercado Albano Franco. “Ali, a gente só sobe. Para descer é preciso de ajuda. Isso é um absurdo que precisa acabar”, falou.

(www.correiodesergipe.com.br)

COESÃO GRAMATICAL

Retomada por palavra gramatical

  • Pronome pessoal

§ 2 De lá, eles seguem até à Praça Fausto Cardoso....

antecedente: os portadores de deficiência

§ 3 Segundo ela, o objetivo da caminhada é...

antecedente: Nadja Guimarães

§ 4 “Podemos dizer que eles são capazes,”...

antecedente: os portadores de deficiência

“ao se referir às vagas no mercado de trabalho ofertadas a eles...

antecedente: portadores de deficiência

§ 5

Cadeirante, ele disse que sofre com o preconceito...

Antecedente: José Cláudio de Aragão

Ele criou como exemplo de barreira...

Antecedente: José Cláudio Aragão

Ela está localizada em frente ao terminal de ônibus....

Antecedente: uma rampa de acesso

  • Pronome demonstrativo

§ 5

Isso é um absurdo.

Antecedente: oracional (Cadeirante, ele [...] Para descer é preciso de ajuda.

  • Pronome relativo

§ 1 De lá, eles seguem até a Praça Fausto Cardoso onde assistem a apresentação da dupla de repente...

antecedente: Praça Fausto Cardoso

§ 2 Os artistas vão cantar [..], chamando (que chama) a sociedade para a responsabilidade.

Antecedente: Lei da Acessabilidade e da Inclusão Social

§ 4 ...a sociedade precisa se conscientizar de que os portadores de deficiência têm direitos que precisam ser respeitados.

Antecedente: direitos

... ao se referir às vagas no mercado de trabalho ofertadas a eles, mas que nem sempre são preenchidas.

Antecedente: vagas no mercado de trabalho

§ 5 Ele citou como exemplo de barreira uma rampa de acesso que só tem subida.

Antecedente: rampa de acesso.

Isso é um absurdo que precisa acabar.

Antecedente: absurdo

  • Advérbio

§ 1 Os portadores de deficiência vão se concentrar na .... De , eles seguem até a Praça Fausto Cardoso....

antecedente: Praça Olímpio Campos

§ 5 “Ali, a gente só sobe...

antecedente: uma rampa de acesso que só tem a subida.

Retomada por palavra lexical

  • Sinonímia

§ 1 A marcha é promovida pelo Conselho Municipal de Defesa dos Pessoas Portadoras de Deficiência...

antecedente: Uma caminhada pelas ruas de Aracaju vai marcar o dia da Mobilização Nacional em Defesa das Pessoas Portadoras de Deficiência.

§ 4 A conselheira acentuou que os portadores de deficiência têm....

  • Repetição de termos lexicais

§ 4 ...os portadores de deficiência têm direitos que precisam ser respeitados.

Antecedente: portadores de deficiência última linha do § 3 (repetição funcional para enfatizar o sentido da palavra “portadores de deficiência”)

  • Hiperonímia e hiponímia

§ 2 Os artistas vão cantar a necessidade de implementação da Lei de Acessibilidade...

antecedente: dupla de repente. Relação estabelecida entre o englobante “os artistas” e o englobado “dupla de repente”

§ 5 ...sofre com o preconceito e com as barreiras arquitetônicas. Ele citou como exemplo de barrreira uma rampa de acesso...

  • Expressão nominal

§ 5 Cadeirante, ele disse que sofre com o preconceito....

antecedente: José Cláudio de Aragão (relação estabelecida: de avaliação positiva em relação ao contexto)

Coesão por encadeamento de segmentos textuais

Conexão entre segmentos do texto: emprego de conectores ou operadores discursivos

§ 3 Queremos relembrar que ...

relação de complementação de um argumento

Segundo ela, o objetivo da caminhada é....

Relação de conformidade entre um argumento e outro

...trazer à tona (que se traga à tona)

relação de complementação de um argumento

...a necessidade de se respeitar (de que se respeite)...

relação de complementação de um argumento

...e de se garantir (de que se garanta)

ligação de argumentos em favor de determinada conclusão

relação de complementação de um argumento

§ 4 A conselheira acentuou que a sociedade precisa se conscientizar de que os portadores de deficiência...

relação de complementação de argumento

“Podemos dizer que eles são capazes, disse Guimarães ao se referir (quando se referiu) às vagas no mercado de trabalho [....], mas que nem sempre são preenchidas

Relação de complementação; relação de temporalidade; contraposição de argumentos com preponderância daquele que aparece sob conjunção adversativa.

§ 5 Cadeirante, ele disse que sofre com o preconceito e com as barreiras arquitetônicas.

Relação de complementação; ligação de argumentos em favor de uma determinada conclusão.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DISCINI, Norma. A comunicação nos textos. São Paulo, Contexto, 2005.

FÁVERO, Leonor Lopes. A coesão e a coerência textuais. São Paulo: Contexto,

FIORIN, José Luiz; PLATÃO, Francisco Savioli. A coesão textual. In: _________. Lições de texto: leitura e redação.

KOCH, Ingedore Villaça. A coesão textual. São Paulo: Contexto,

___________. Lingüística textual: introdução. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2002.

VIANA, Antonio Carlos (coord); VALENÇA, Ana; CARDOSO, Denise Porto; MACHADO, Sônia Maria. Dominando a coesão textual. In: ________. Roteiro de redação: lendo e argumentando. São Paulo: Scipione, 1998. p. 28-33.

Não está completo.

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