terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Felipe Rocha

FELIPE ROCHA


Quando o conheci pessoalmente, no final de 2009, ele tinha dez anos e há treze meses lutava. Tanto eu como outras pessoas portadoras de câncer, já o tínhamos elegido como nosso exemplo de fé, perseverança e coragem. Nessa época, FF já tinha feito oito cirurgias no cérebro por conta de um tumor do tamanho de um limão. O garoto inteligente comparava sua história à de Davi contra o gigante Golias e concluía que se Davi venceu a enorme criatura, ele também venceria o câncer.

Sua mãe Jane Shirley e sua tia madrinha Jane Selma são igualmente exemplos de garra e dedicação; nunca mediram esforços para alcançar a cura de FF. De Maceió, onde houve um erro médico no início da enfermidade, voaram para Recife, lugar em que FF fez várias cirurgias e passou por inúmeras intercorrências, mas tal qual a fênix, sempre levantou e voou. Esse menino já chegou a perder a coordenação motora, e não foi apenas uma vez, a visão, a fala, ficar desenganado durante três meses na UTI, enfim, era difícil acreditar que voltasse à normalidade, menos para ele e para as grande Janes.

As oito cirurgias não conseguiram acessar totalmente o tumor que ficava em uma região muito delicada do cérebro (3º ventrículo e próximo às glândulas pineal e hipófise). Tipo do tumor: geminoma misto.

Em 04/11/2009, Jane Selma criou um tópico “Notícias de Felipe”, em várias comunidades do Orkut, nos quais informava e lamentava a recidiva do tumor de FF, que ele apresentava paralisia facial, como também no braço e perna esquerda, não conseguindo mais caminhar. Além disso, voltou maior e de forma mais agressiva. O garoto estava bem debilitado e os médicos deram duas opções: uma quimio muuuito agressiva ou paliativo oral e levar FF para casa.

Palavras da Jane Selma: “Meu DEUS!!!!!!!!!!!!!!! Paliativo?????? Isso lá é alternativa?”

Resolveram trazê-lo para São Paulo, para ser operado por um médico que cobrava 500 mil reais para fazer uma cirurgia de risco na qual era expert. O plano de saúde, como sempre, também não queria autorizar o tratamento em São Paulo, foi quando houve uma grande campanha nas redes sociais, com milhões de e-mails enviados a ANS, e FF veio para São Paulo com as Janes que deixaram tudo o que tinham em Maceió sem pensar duas vezes.

Depois de muita campanha, muita reivindicação junto ao plano de saúde, FELIPE ROCHA, já instalado em São Paulo, e depois de ter passado por alguns hospitais, acabou sendo recebido pelo GOP e pelo GRAAC onde a equipe médica decidiu por um transplante autólogo. Antes, quimioterapia invasiva, durante a qual o nosso pequeno grande herói passou por mais momentos difíceis. Neutropenia, leucócitos zerados e plaquetas baixíssimas.

Não pensem que nosso amiguinho perdeu a fé! Além de acreditar na própria cura, ainda falava coisas incríveis as Janes quando percebiam que elas estavam esmorecendo.

No transplante autólogo, o próprio enfermo é o doador de células cd34 retiradas de sua medula. Para se realizar o transplante, são necessárias, no mínimo 10 cd34. FF chegou em São Paulo em 08/12/2009 e em 01/03/2010, o quadro era este: três ciclos de quimioterapia, sendo dois muito fortes, levando-o a três períodos de internação por conta dos efeitos colaterais, em contrapartida o tumor diminuiu 60%. Em 18/03/2010, o nosso menino completou onze anos e, embora as dores, as infecções, os procedimentos invasivos para colher a cd34, ele continuava firme na fé. As células eram retiradas do osso da bacia, foram feitas várias tentativas para se colher as dez necessárias, até que a equipe resolveu transplantar o máximo que conseguiram: oito. A coisa não é tão simples assim, a punção no fêmur é um procedimento doloroso, porém FF aguentou firme. O esquema depois da retirada das cd34:

• 1º, 2º e 3 º dias: Cisplatina;

• 4º, 5º e 6 º dias: Tiotepa + Vezepide;

• 7º e 8º dias: hidratação;

• 9º e 10º dia: descanso para o organismo, aguardando eliminar as quimios para que não ataquem as células cd34 que serão implantadas;

• 11º dia: transplante de suas células tronco colhidas na semana passada.



Durante esses dias FF teve náuseas e vômitos, queda brusca de pressão e tremores. Em 15/04, a equipe médica constatou que o tumor estava mortinho, mortinho e em 16/04 foi feito o transplante. Foram quatro bolsas; o garoto sentiu muita náusea, frio, calor, febre e aumento de pressão. Não foi pouco o sofrimento, por isso que ele é o meu exemplo; sempre que vou fazer algum procedimento, ou mesmo quimio, me espelho em Felipe ROCHA, e suporto tudo com dignidade. Teve diarreia constante, mucosite séria (boca, garganta, estômago, intestino e ânus), pressão alta, pneumonioa, rosto muito edemaciado, febre muito alta e com tremores, a pele escureceu por conta da excreção dos quimioterápicos, mas em 25/04 já sabíamos que a medula estava pegando. No dia 02/06, os marcadores tumorais nada detectaram. Felipe ainda passava por várias intercorrências, mas o câncer estava morto!





9 comentários:

  1. vcs 2 são meus heróis e exemplos para não desmoronar. beijossss
    Margarita

    ResponderExcluir
  2. É por toda esta história de Felipe que o intitulei de "meu Professor". Não passei quase nada, comparando meu tratamento com o dele. E minha fé era muito pequena perto da total confiança que ele sempre teve em Deus.

    E este rapaz (como ele diz: agora um adolescente, não mais uma criança) ainda se preocupava com o emprego do zelador do prédio onde morava, que ficou doente. E dava força a todos os seus amigos que estavam em tratamento no GRAACC. Eu sonho com um livro chamado "Histórias de FF", onde estarpa compilado todas as falas, atos e pensamentos deste grande Davi.

    E ele ainda passou um outro problema não faz muito tempo, deixando todos nós de cabelo em pé, sofrendo com mais uma cirugia, mas jamais perdendo a fé e a coragem.

    Eu amo este rapaz!!!! Este é o meu Davi pessoal.

    ResponderExcluir
  3. Emocionada com o texto! Os sentimentos perpassam as letras... Realmente, Felipe tem sido a mola propulsora durante todo o período. Do "alto" dos seus doze anos, passa uma fortaleza incrível. Embora fique triste, cansado ou sentindo dores, apresenta uma fé inabalável. Quando olho nos olhos dele, enxergo um mundo de amor. Ele é a minha energia! Obrigada, Fabília, pelo apreço direcionado ao Felipe.

    Jane Rocha.

    ResponderExcluir
  4. Amo Felipe,exemplo de fé e superação pra todos que o conhecemos.amoo!!!

    ResponderExcluir
  5. Você e FF são exemplos maravilhosos de perseverança e fé! Pessoas grandiosas que dão uma lição de vida simplesmente por serem quem são.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. FF é exemplo mesmo. Ele é incrível, iluminado! As Janes são minhas heroínas! A história deles me emociona muito, muito!
    Mas vc tb nos fascina, Fabília! Com o seu dom de expressar tão bem os sentimentos e com sua força e coragem!
    Amo muito vcs! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Esqueci de assinar... Então vão aqui mais beijos, Fabília!
    Anahilda

    ResponderExcluir
  8. Preta Fá....Cuide do meu anjo terreno...
    HOJE é seu aniversário peça pessoalmente a Deus como UM dos seus presentes a CURA completa do FF ( das sequelas q o câncer deixou.

    Implore minha AMIGA a CURA do câncer!!!!

    Eu sei que vou te amar
    Por toda minha vida, eu vou te amar
    Em cada despedida, eu vou te amar
    Desesperadamente, eu sei que vou te amar

    E cada verso meu será pra te dizer
    Que eu sei que vou te amar
    Por toda minha vida
    Eu sei que vou chorar

    Em cada ausência tua, eu vou chorar
    Mas cada volta tua há de apagar
    O que essa ausência tua me causou

    Eu sei que vou sofrer
    A eterna desventura de viver
    A espera de viver ao lado teu
    Por toda minha vida.

    ResponderExcluir
  9. Fabilia, minha querida afilhada, que saudade! quero continuar sendo a tua madrinha. E continua sendo tua fã. Deus te cubra de Luz!

    ResponderExcluir