sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Citações em trabalhos científicos

Citações em trabalhos científicos

OLIVEIRA, Fabília Aparecida Rocha de Carvalho Honorato de. De negrinha a Tia Nastácia: um estudo sobre as personagens negras nas obras de Monteiro Lobato. Dissertação de Mestrado (OrientaçÕ de Arnaldo Cortina; co-orientação Luiz Gonzaga Marchezan). Araraquara, SP: Universidade Estadual Paulista, 2001.

1. ALBIERI, Thaís de Mattos. Lobato: a cultura gramatical em Emília no país da Gramática. Dissertação de Mestrado (orientação Marisa Philbert Lajolo). Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, 2005.

2. DIAS, Maicon Alves. De utopias e distopias – uma leitura de o presidente negro de monteiro lobato. Dissertação apresentada à Faculdade de Ciências Letras de Assis – UNESP – Universidade EstaduaL Paulista para a obtenção do título de Mestre em Letras na área de Literatura e Vida Social.
Orientador: Prof. Dr. João Luís Cardoso Tápias Ceccantini

3. VALENTE, Thiago Alves. Uma chave para A chave do tamanho, de Monteiro Lobato. Dissertação apresentada à Faculdade de Ciências e Letras de Assis – Unesp para obtenção do título de mestre em Letras na área de Literatura e vida social.
Orientador: Prof. Dr. João Luís CardosoTápias Ceccantini
Outra análise sociológica das personagens negras está na dissertação de Mestrado intitulada De negrinha a Tia Nastácia: um estudo sobre as personagens negras na obra de Monteiro Lobato (2001), de Fabília Aparecida Rocha de Carvalho Honorato de Oliveira que, de uma forma geral, procurou verificar a estereotipação das personagens negras nas obras de Lobato em suas publicações destinadas aos adultos e crianças e, também, analisar o negro no sentido de ser retratado, nessas obras, como “negro fiel” ou “negro demônio”.


4. FIGUEIREDO, Luciana Araújo. A criança negra na literatura brasileira: uma leitura educativa. Ministério da educação Universidade Federal da Grande Dourados Programa de pós-graduação em Educação dissertação de mestrado.
Ressaltamos também o trabalho da pesquisadora Fabília Aparecida Rocha de Carvalho Honorato de Oliveira, “De negrinha a Tia Nastácia: um estudo sobre as personagens negras na obra de Monteiro Lobato”, do ano de 2001. O objetivo desse trabalho foi mostrar as marcas da construção das personagens negras nas narrativas de Monteiro Lobato baseados nos contos “Bocatorta”, “Bugio Moqueado”, “O Fisco”, “Negrinha” e “Os Negros”, o romance “O presidente negro ou o choque das raças”, e as obras infantis “Histórias de Tia Nastácia” e “O saci”. A autora escolheu a análise da categoria personagem pelo fato da ancoragem referencial do corpus remeter a imagens estereotipadas do negro na literatura. A escolha do nome “De Negrinha a Tia Nastácia” deve-se ao enfoque de dois momentos da produção lobatiana, que podem ser representados por Negrinha, personagem pertencente à fase em que Lobato ainda não se dedicava à literatura infantil, dando preferência a temas que envolviam habitantes das zonas rurais do estado de São Paulo, em uma época que os resquícios da escravidão eram muito fortes e por Tia Nastácia, personagem da época das produções infantis. Nas obras de sua primeira fase, o negro é representado cumprindo os papéis que a literatura lhe reservara desde o Romantismo: “Negro Fiel” ou “Negro Demônio”. Na literatura infantil, as personagens negras Tia Nastácia e tio Barnabé cumprem o papel de Negro Fiel, com os traços peculiares indesejáveis como, por exemplo, a feiúra e a ignorância, que fizeram do negro um estereótipo da história da literatura. P. 5



5. KAERCHER , Gládis Elise Pereira da Silva. O mundo na caixa: gênero e raça no Programa Nacional Biblioteca na Escola -1999 . Tese apresentada ao programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul como requisito parcial para a obtenção do grau de Doutor em Educação.

Orientadora: Profª Drª Dagmar Elisabeth Estermann Meyer. 2006

Como podemos perceber, o papel ocupado por Lobato na história brasileira da primeira
metade do século XX é um dos mais representativos. Sua obra infantil, evidentemente ligada às concepções filosóficas, políticas e sociais do escritor constitui um marco na produção voltada a um público que se formava majoritariamente nos bancos escolares. Por sua importância como escritor para crianças, Lobato recebeu a partir dos anos 70/80, e continua recebendo, atenção dos estudos acadêmicos. Em meio a obras que tratam do homem “Monteiro Lobato”, aparecem aquelas que buscam analisar os textos lobatianos. Trabalhos como o de André Luiz Vieira de Campos, A República do Picapau Amarelo – uma leitura de Monteiro Lobato (1986), que propõe uma leitura a respeito da mudança do conceito de progresso na obra do escritor, compartilham o espaço com estudos de caráter ideológico, como De Negrinha a Tia Nastácia – um estudo sobre as personagens negras na obra de Monteiro Lobato (2001), de Fabília Aparecida Rocha de Carvalho, ou enfocam elementos como a apropriação de personagens estrangeiros, é o caso de Adriana Silene Vieira, com Um inglês no sítio de Dona Benta: apropriação de Peter Pan na obra infantil lobatiana (1998).















Nenhum comentário:

Postar um comentário