sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

PROFISSÃO MULATA?


PROFISSÃO MULATA?

Desde quando existe este código no livro das profissões? Isso é sim uma saga que perpetua a mulher negra como produto de consumo e quando chega o carnaval, move milhões, traz turistas de todas as partes do mundo para o paraíso da libertinagem (na ideia deles).
Sempre me indignei com esse fato; ainda muito jovem eu já dizia que minha massa cinzenta estava no meu cérebro e não nos meus glúteos. O carnaval que já foi pleno sinônimo de resistência cultural foi mudando, perdendo características até se transformar nessa grande fonte de renda que é hoje... e o dinheiro vai para quem? Porque o carnavalesco  só vive uns dias de realeza para retornar a nada fácil lida diária.
Felizmente, na minha família, não temos essa cultura, ou, pelo menos, em casa. Brincamos carnaval, mas nunca foi um foco na nossa vida. E, quando adultos,passamos a entender a valorização da nossa cultura referenciada também no carnaval, mas sempre preferimos referenciar também outros aspectos da cultura negra. ZUMBI, sempre presente! História de quilombos e resistências, Chico Rei, a revolta do Malês, da Chibata e tantas outras.
Quando vejo escola de mulatas....aaffffeeee.... sem comentários.... não sou totalmente contra e, talvez, não esteja bem informada, mas gostaria de saber que essas moças têm profissão, são conscientes, sobrevivem de outra fonte que não a “bunda”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário