sábado, 25 de abril de 2009

Nestes dias, tenho corrido com a organização da I Semana de Letras da Faculdade. Os cartazes e os fôlderes, depois de muita pesquisa, ficaram prontos. Optei pelo tema "Língua, literatura e arte: olhares que se entrecruzam" com foco no ethos regional para que os participantes possam expor seus trabalhos dentro dos eixos temáticos, articulando-os à língua, à literatura e à arte. Escolhi como imagem representativa da Semana, uma obra de Volpi, Bandeiras e Mastros que, à primeira vista pode não parecer coerente, porém está relacionada à região que atualmente habito, o nordeste. E é aqui que a Semana foi gestada e está tomando corpo. Além de tudo, Volpi está ligado a lembranças gratas. A primeira vez que vi uma obra desse artista foi na casa de um amigo que era líder de movimento estudantil, nos anos de repressão. Fez parte do começo do meu despertar, que envolveu optar entre Roberto Carlos e Vandré; descobrir e desvendar Ulysses, de Joyce... portanto, toda a minha subjetividade na escolha da arte para ilustrar o cartaz da Semana que organizo. La crème de la crème está nos ensaios de Medéia! Todos amadores, porém ousados e corajosos a ponto de levar ao palco uma adaptação da tragédia de Eurípedes. Os anos de grego que estudei na UNESP de Araraquara (salve querida Celeste!) acompanham minha carreira.
Os alunos de Teoria Literária da Faculdade estão pesquisando bastante e creio estar plantando boas sementes. Claro que o espetáculo será de amadores, mas daremos o nosso melhor. Vou para o palco também não só por insistência dos alunos. Porque gosto mesmo.
Vou apresentar também uma comunicação oral "O ethos racista no discurso lobatiano: uma questão de estilo", artigo que veio à luz com dores, cuja gestação ultrapassou o tempo de espera, porém, de repente, num insight, sentei e escrevi. Aproveito para me redimir junto ao companheiro Lobato. Nada como mais quase dez anos de estudos após a dissertação de Mestrado, para poder aparar as arestas daquela pesquisa. Entre outras, a obra de Norma Dsicini, O estilo no texto, conduziu-me a uma nova visão sobre estilística. Vou postar o resumo do artigo aqui em outra ocasião.
Toda essa preparação me deixa inquieta como gosto de estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário