domingo, 19 de abril de 2009

E-mail que mandei a um amiga muito querida

Ontem à noite, durante a nossa conversa sobre o evento de Letras percebi alguma perplexidade no seu olhar perante as minhas opções artísticas. Já num outro dia, você disse que "Clarice Lispector não foi amada". São equívocos que cometem as pessoas que não são da área de Letras. Normal. Porém, diante da proximidade que tenho contigo, tomo a liberdade de esclarecer-lhe alguns aspectos referentes à Literatura, que fazem parte da teoria, pensada, debatida, sistematizada e colocada em prática por estudiosos e pesquisadores. 1. A Literatura é ciência porque seu estudo envolve um método com hipóteses a serem levantadas que conduzem a uma pesquisa empírica.
2. A Literatura é arte e cultura porque é o resultado de uma criação estética realizada por um sujeito situado numa grade ideológica, e por ser obra subjetiva não precisa ser realidade.
3. A Literatura, enquanto linguagem artística e como qualquer outra linguagem artística nos conclama a refletir sobre a realidade que nos rodeia de uma forma muito mais profunda, justamente pela sua característica "estética". Aristóteles chamava essa vivência da realidade através da arte de "catarse". Observe, Clarice é tão boa em seu "fingimento estético" que leva as pessoas a pensarem que ela não foi amada. Jamais poderemos confundir criação e criatura quando se trata de arte. Temos o exemplo de Fernando Pessoa e seus heterônimos, cada um com uma personalidade e, essencialmente, com um estilo diferente. Ou, sendo mais popular, Chico Buarque escreve letras em que é "mulher", lembra... "ai, que esse cara tem me consumido (...) ele é um homem e eu sou apenas uma mulher". E é Fernando Pessoa mesmo que nos auxilia a compreender a natureza da criação literária dizendo que "o poeta é um fingidor/finge tão completamente/ que chega a fingir que é dor/ a dor que deveras sente".
Poderia escrever aqui um ensaio, baseada na teoria que grandes mestres escreveram sobre a Literatura. Nada disso é "achismo". Quando escolhi "Poética", de Manuel Bandeira, para o evento, não foi sem fundamento. Esse poema marca a primeira fase do movimento modernista no Brasil, considerado demolidor porque provoca ruptura com os cânones clássicos. Isso não significa excluir a tradição literária; é um estilo que enriquece a arte de uma maneira ímpar; nunca houve na arte em geral, movimento tão marcante como o modernismo, cujas vanguardas, chamadas vanguardas europeias estremeceram o mundo entre as duas guerras do século XX. É quando entram no cenário os abstratos, quando as linguagens artísticas trouxeram novidades jamais pensadas... Münch, Dali, Picasso, Tarsila, Anita Malfatti etc, lembra? As palavras irreverentes do eu-lírico de "Poética" correspondem ao desarranjo musical de Villa Lobos, em algumas composições, a não-simetria das linhas nos quadros abstratos... um estilo e uma ideologia. Qual ideologia? As vanguardas europeias (Dadaísmo, Surrealismo, Cubismo, Expressionismo, Futurismo) representam uma reação dos artistas ao tecnicismo do mundo moderno, uma reação à doutrina do "lucro". Como produzir Monalisa em série???Sim, minha querida, você também me perguntou se eu não gostava do "lirismo"... lirismo, essa palavra é polissêmica e pode ter um sentido para você e outro sentido para mim que "lido" com literatura. O lirismo relaciona-se ao gênero lírico, em suma, à poesia por si e em si, portanto está tanto em Maiakovisky, com seus poemas de resistência na época da Revolução Russa de 1917, como em Castro ALves, como no parnasiano Bilac ("porque só quem ama é capaz de ouvir e entender estrelas"). Gosto do lirismo de todos esses poetas.
Veja quanta riqueza! Sim, Antonio Candido (sem acento mesmo), nosso maior crítico literário vivo, uma sumidade, tem, entre outras, uma obra que se chama "Literatura e Sociedade", cujo viés costumo adotar nas minhas interpretações. O estudioso aborda a questão da função da literatura e, com muita propriedade, afirma que a literatura "humaniza", torna-nos mais humanos, mais reflexivos sobre a vida e suas alegrias e suas tristezas. O filtro que o artista faz da realidade nos enriquece. Sempre. Mas nem sempre é a verdade dele, do artista. Venha fazer Letras!
bjoooooo,
Fabília

Nenhum comentário:

Postar um comentário