segunda-feira, 11 de outubro de 2010


Atualizando
(Eu e o guerreiro FF, quando terminei o tratamento em 2009)


Cá estou no hospital AC Camargo para fazer a minha penúltima quimio depois da recidiva que ocorreu em março/2010. Já havia reassumido minhas atividades laborativas, feliz da vida porque o tratamento teve resposta total, bem menos gorda e muito mais elegante.

Uma semana antes de vir a SP para os exames de controle, ouvi os sinais do meu corpo e corri ao procto de Aracaju, que realizou uma videocolonoscopia com biopsia, pois havia algo estranho no meu organismo. Nem deu tempo de levar a biopsia para examinar lá em Aracaju, então resolvi vir para o meu exame de controle trazendo o material para cá. Não deu outra, infelizmente, recidiva do carcinoma com as mesmas características do primeiro, só que num outro ponto do canal anal.

Resolvi passar o mês de abril em Aracaju, para retornar definitamente a Sampa em maio e começar o tratamento. Mas, outras surpresas me abalaram. Apareceram também nódulos n0s dois pulmões. Metástases! Pronto, meu tratamento passou de curativo para paliativo, mesmo assim não entrei em pânico. Entreguei-me a Deus, sentei-me confortavelmente no colo de Jesus, roguei pela vida, porém sei que não posso ser a filha privilegiada do Pai, assim como ninguém é!

Se existem milagres, já sou um, porque o carcinoma de canal anal, quando reincide, retorna praticamente muito maior e é necessário fazer a ressecção completa, com colostomia definitiva. Como também os nódulos dos pulmões diminuíram sensivelmente. São quatro o maior tem 5mm. Tamanho antes do tratamento: 18 mm.

Por apresentar metástase, o protocolo são seis sessões de quimio (Cisplatina + 5-FU) a cada 21 dias. Experimentei efeitos colaterais que não conheci no tratamento de 2009. Os soldados brancos abaixam e é necessário tomar injeção de uma droga que se chama granulokine que também apresenta efeitos colaterais.

Hoje a sessão de quimioterapia está lotada de pessoas de todas as idades, de crianças a idosos. Engana-se quem acha que esse lugar é triste. É claro que há pessoas mais desanimadas, mas, no geral, tem conversas, risos, muheres bordando, tricotando, pessoas lendo, fazendo palavas cruzadas ou no micro, como eu. Oberva-se também vários modelos de turbantes, bonés e perucas. Eu ainda tenho cabelos, embora tenham caído bastante, ainda estão decentes, mas quando começarem a apresentar falhas visíveis, passo a máquina sem trauma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário